Perguntas Frequentes
Como faço para efetuar a compra de passagens?
As passagens podem ser adquiridas através do nosso site voeabaete.com.br.
Preciso cancelar minha reserva; por quanto tempo posso utilizar meu bilhete?
Existe a opção de deixar o crédito da sua passagem na conta depósito de acordo com as regras da tarifa.
Na Tarifa TOP, aplicará uma multa de 5% sobre o valor da tarifa, esse crédito pode ser utilizado por até 1 ano a contar da data do pagamento.
Nas tarifas PROMO não é possível utilizar a conta depósito.
O recomendado é fazer a remarcação do bilhete para uma nova data.
O que é o No-show?
Ocorre quando o passageiro não comparece ao local de embarque dentro do prazo previamente estipulado pela companhia aérea. Nesses casos são aplicadas as condições informadas nas regras tarifárias.
Como faço para alterar meu voo ou a data da minha passagem?
Nossas tarifas permitem alterações de datas e destinos e é possível realizar a modificação na seção buscar reservas no site. Mas fique atento: dependendo da tarifa escolhida na hora da compra, podem incidir taxas administrativas e multas pelas mudanças. As taxas de alteração, cancelamento, no-show e reembolso são cobradas por cliente e por trecho.
Depois de comprar a passagem, posso alterar o nome do passageiro?
O bilhete de viagem é pessoal e intransferível, destinado exclusivamente ao transporte do passageiro indicado nele.
Onde está localizado o nosso balcão de check-in?
No Aeroporto Internacional de Salvador, nosso guichê de atendimento fica no primeiro andar, junto com as demais companhias aéreas.
Em Morro de São Paulo o atendimento é feito na Terceira Praia, no aeroporto que fica localizado na Pousada Caeira.
Em Barra Grande ficamos no aeroporto próximo ao antigo Hotel Kiaroa.
Em Boipeba nosso check-in é feito no balcão de atendimento do Aeródromo da Fazenda Pontal.
Como posso fazer meu check-in?
O check-in é feito no balcão de atendimento nos aeroportos. Para isso o passageiro deve ter em mãos o código da reserva (localizador) e um documento de identificação válido com foto.
Quanto tempo antes do voo eu preciso chegar ao aeroporto?
O check-in é aberto com 2 horas de antecedência e encerrado 40 minutos antes do horário do voo. Após esse prazo não existe possibilidade de embarque e a depender das regras da sua tarifa, será considerado no-show. Verifique as regras da sua tarifa.
Como funciona o transporte de menores desacompanhados?
O embarque de menor desacompanhando é permitido desde que o menor tenha 16 anos completos, para isso é preciso portar um documento original com foto válido em todo território nacional. O embarque para menores desacompanhados com menos de 16 anos completos não é permitido em nossos voos, em função da característica da aeronave.
Qual o valor da tarifa para bebês e crianças?
Bebês de até 1 ano e 11 meses pagam 10% da tarifa do adulto e devem viajar no colo de um responsável maior de 18 anos. Só é permitido um bebê de colo por passageiro adulto. Crianças de 2 até 12 anos incompletos pagam 75% da tarifa do adulto e também devem viajar acompanhados por um responsável maior de 18 anos.
Como faço a marcação de assentos?
Não trabalhamos com assentos marcados.
Quais as aeronaves disponíveis para a Linha Aérea?
A aeronave utilizada na Linha Aérea na Abaeté é o Cessna Caravan, que tem capacidade para até 9 passageiros. Essa aeronave não possui toalete a bordo.
Quais são os itens proibidos no voo?
- a) dispositivos de alarme;
- b) explosivos inclusive cartuchos vazios, munições, material pirotécnico, armas de caça, armas portáteis e fogos de artifício;
- c) gases (inflamáveis, não inflamáveis e venenosos), tais como butano, oxigênio, propano e cilindros de oxigênio;
- d) líquidos inflamáveis usados como combustível para isqueiros, aquecimento ou outras aplicações;
- e) sólidos inflamáveis, tais como fósforo e artigos de fácil ignição;
- f) substância de combustão espontânea;
- g) substância que, em contato com a água, emita gases inflamáveis;
- h) materiais oxidantes, tais como pó de cal, descorantes químicos e peróxidos;
- i) substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas, tais como arsênio, cianidas, inseticidas e desfolhantes;
- j) materiais radioativos;
- k) materiais corrosivos, tais como mercúrio, ácidos, alcaloides e baterias com líquido corrosivo;
- l) materiais magnéticos;
- n) agentes biológicos, tais como bactérias e vírus.
Quantas bagagens posso levar comigo?
O passageiro poderá levar a bordo um artigo pessoal de até 5 kg, desde que não ultrapasse 20cm de profundidade, 35cm de largura e 45cm de altura.
Cada passageiro poderá despachar 1 peça de até 23kg em ambas as tarifas.
Poderemos recusar o despacho se a bagagem, em virtude de seu peso, tamanho ou tipo, a exemplo de: instrumentos musicais volumosos, caixas de som e outros bens que não possam ser transportados na aeronave.
Tive um problema com minha bagagem, o que devo fazer?
Identificando o problema no desembarque, pedimos que acione nossa equipe de solo que dará a tratativa. Caso o problema seja observado posteriormente, solicitamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento através do 4020-9888, dentro do prazo máximo de 7 dias após o voo.
Transporte de bebidas alcoólicas
Na bagagem de mão, as bebidas alcoólicas são consideradas um artigo perigoso. É permitido o embarque de até 5 litros de bebidas alcoólicas por passageiro, mas o teor de álcool da bebida deve estar entre 24% e 70% em cada garrafa. Além disso, é permitido no máximo um litro por volume, ou seja, cada garrafa transportada não pode ter mais de um litro cada uma. Todas as bebidas transportadas devem ser industrializadas e lacradas pelo fornecedor, e não é permitido o embarque de garrafas com o lacre violado.
Na bagagem despachada, as bebidas que possuem um teor alcoólico inferior a 24% não possuem restrições de quantidade, mas esse transporte precisa respeitar a franquia de bagagem despachada e estar devidamente embalada. Já as bebidas com teor alcoólico entre 24% e 70%, obedecem a mesma regra de transporte de bebidas na bagagem de mão: são permitidos até 5 litros por passageiro. Bebidas com teor alcoólico superior a 70% são proibidas. Para poder despachar esses volumes é necessário utilizar uma embalagem adequada, acondicionando as garrafas em dois sacos de retenção (que sejam impermeáveis em caso de rompimento da embalagem) como o plástico bolha, por exemplo.
Quais as formas de pagamento?
O pagamento da passagem aérea poderá ser feito com cartões de crédito e dividido em até 4 vezes sem juros e PIX.
Para onde posso viajar com a Linha Aérea da Abaeté?
No momento, os nossos voos da Linha Aérea têm como origem e destino 4 lugares: Salvador, Morro de São Paulo, Boipeba e Península de Maraú.
Quais as tarifas disponíveis?
Nós temos duas opções de tarifas, que são:
TARIFA PROMO:
Franquia de bagagem: 1 peça de 23Kg.
No-show: multa de 100%.
Alteração de voo: multa de 50% sobre o valor da tarifa e diferença tarifária se houver.
Reembolso: não permitido.
Não endossável.
Tarifa TOP:
Franquia de bagagem: 1 peça de 23Kg.
No-show: multa de 100%.
Alteração de voo: multa de 5% sobre o valor da tarifa e diferença tarifária se houver.
Reembolso: multa de 5% sobre o valor da tarifa.
Não endossável.
Uso cadeira de rodas e preciso levá-la comigo no voo. O que devo fazer?
Clientes com cadeiras de rodas que necessitem de equipamento de ascenso e descenso especial, não será permitido o embarque devido ao tamanho da aeronave. Caso o passageiro consiga subir as escadas sem dificuldade, a cadeira de rodas poderá ser despachada fechada e dobrada e será colocada no compartimento de bagagem da aeronave como uma bagagem de até 23kg. Se for despachar uma bagagem + a cadeira de rodas, será cobrado uma taxa adicional de bagagem extra.
Pessoas com mobilidade reduzida podem embarcar?
Para passageiros com dificuldade de locomoção, fornecemos auxílio e cadeira de rodas do check-in até a aeronave. O acesso à aeronave não compreende equipamento de ascenso e descenso especial.
Posso levar meu Pet ou animal de assistência emocional comigo na cabine?
O modelo de nossa aeronave não permite o transporte de animais, ainda que esteja acomodado em local apropriado.
Autorização Médica (MEDIF)
Caso o passageiro da Abaeté Linhas Aéreas possua alguma condição de saúde específica é obrigatório o preenchimento do formulário de informações médicas (MEDIF – Medical Information Form) pelo médico do passageiro conforme dispõe o artigo 9º da Resolução ANAC nº 280 de 2013.
Abaixo alguns exemplos dessa possível condição de saúde:
· Passou por uma cirurgia recente;
· Sofre de incapacidade ou enfermidade que cause prejuízo à sua saúde e bem-estar ou até mesmo aos demais passageiros e tripulação;
· Tem uma condição de saúde considerada instável;
O formulário MEDIF encontra-se disponível para download << AQUI >>. Sugerimos que o mesmo seja preenchido e assinado pelo médico pessoal do passageiro antes da compra da passagem, evitando assim contratempos futuros.
Obs: O formulário MEDIF – deverá conter assinatura e CRM do médico.
O envio desse formulário à Abaeté Linhas Aéreas deve ser feito em até 05 dias antes do voo através do e-mail base.ssa@voeabaete.com.br
O MEDIF serão avaliados por um profissional médico da Abaeté especializado em medicina de aviação, e com prazo para resposta de 48 horas via e-mail.
Caso as exigências médicas mínimas de segurança não sejam atendidas, o transporte do passageiro será recusado, conforme dispõe o §1º do artigo 6º, da referida Resolução.
ATENÇÃO: A Abaeté Linhas Aéreas, em seus voos regulares, não realiza o transporte de passageiro que necessite de uso de oxigênio medicinal (cilindros portáteis de oxigênio líquido ou pressurizado) e/ou maca por questões de segurança operacional.